quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E o Brasil mostrou a sua cara.

Não, não vou falar sobre o Tiririca ter sido eleito. Quer dizer, falarei, mas sem fazer piadas, apenas constatando e sintetizando tudo que penso com essas eleições.

Sinceramente? Não estou surpreso. Nem um pouco, de verdade. Quem se surpreende ainda vive em um conto de fadas onde de uma hora para outra o nosso povo deixe de ser criança e passe a levar política a sério.

Acordem! O Brasil não é politizado e nem tem condições de ser.  Aqui existe a cultura ruminante: as pessoas só engolem algo quando está pré-digerido. Ninguém pensa por si próprio, ninguém forma uma opinião condizente com seus ideais, ninguém lê, nem mesmo a merda de um gibi qualquer. Entretanto, até os que leem são falsos cognatos de pessoas sãs. A maioria concorda com tudo o que vê por ser mais fácil; não questionam, não procuram outras fontes... Não tem ideia dos interesses por trás de qualquer revista ou jornal, por exemplo. São todos escravos do hábito. E que péssimo hábito esse disseminado por aqui, que diz que não somos bons o bastante para questionarmos o engravatado da telinha. É o famoso vício do “quem somos nós perto dele?”.

Somos uma massa de poeira com 200 milhões de grãos que só se movem quando o aspirador de pó é ligado. Aí pintamos nossas caras, vamos para a rua, até mesmo sem saber por que. Trabalhamos como cães e 1/3 desse trabalho é só para pagar o nosso Império Romano em tributos, os outros para pagar o colégio dos filhos, o plano de saúde, a o arame farpado no muro... E ninguém enxerga o absurdo que é gastarmos o que gastamos com o nosso queridíssimo e nefasto governo, para ele não nos dar educação, nem saúde, nem segurança. Pagamos duas vezes pelas mesmas coisas, isso quando podemos!

Somos um circo de horrores, também, onde a acomodação tradicional, os preconceitos velados e a bitolagem intelectual, são patrocinadores oficiais do espetáculo. Não nos levamos a sério porque sabemos que não é possível. Como levar a sério uma sociedade que prefere uma piada no Congresso a um hospital? Como levar a sério essas pessoas que votam em ídolos esportistas para um cargo que eles não fazem ideia de como funcionam, apenas por serem ídolos do esporte? Como levar a sério uma nação inteira que é transportada como gado em metrôs, trens e ônibus, mas que acreditam que a solução é comprar um carro? Como nos levar a sério se somos fruto de uma bela piada de português que foi nossa independência? Como levar a sério um país que celebra aniversário no ano em que começou a ser estuprado? Como levar a sério uma República fruto de um golpe militar? Como nos levar a sério se não percebemos nada disso em nosso cotidiano particular?

Quando era mais novo eu costumava chorar pelos erros dos meus irmãos brasileiros, pela falha que a maioria deles tem de compreensão dos fatos. Desisti e passei a rir dessa paródia de democracia que testemunhamos bienalmente. Hoje não rio mais. A graça acabou junto com a esperança. Fé? Nada mais vazio e desesperador do que tal sentimento, ainda mais relacionado a pessoas de carne e osso e suas decisões pré-fabricadas e sem direção. 

Mas relaxem! Pior não fica.

14 comentários:

  1. Um país é formado por homens e livros. Eu faço minha parte como agente transformador da sociedade. A educação é tudo. Ler é mais importante do que estudar. Isso quando entedemos o que lemos e esse ato nos leva a uma reflexão. Não é de interesse dos governantes, nem dos que detêm o poder, educar o povo. Mentes pensantes são perigosas. Eles pensam que nos dando o "direito" de votar como engodo abafam o grito de revolta. Mas ano se passa sobre ano, décadas sobre décadas e o que nos sobra? Os guetos de Varsóvia? Os campos de concentração das periferias? Nosso país é vergonhoso porque o mundo é vergonhoso. Creio que mudanças só ocorreram através de uma luta revolucionária, violentamente pacífica.


    Estou te seguindo, aguardo retribuição!

    ^^

    http://gibitecalomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. concordo com o que vc falou
    eu não me surpreendi com a eleição do tiririca, afinal, todo munda sabia q ele ia ganhar
    então, devemos mudar o foco,assim com vc fez, há coisas muito piores acontecendo do q um palhaço indo pro poder

    ResponderExcluir
  3. Opa Tudo bem ?
    Dando uma visita (espero retribuicao rs) :D
    Muito bom seu Texto .

    Abraço .

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu blog sucesso!
    Faça uma visita!
    Blog: http://explorerdigital.blogspot.com/
    Twitter: http://twitter.com/explorerdigital
    Feed: http://feeds.feedburner.com/explorerdigital
    Facebook: http://www.facebook.com/NetSoft.F.P
    Para parcerias entre em contato pelo orkut mesmo ou pela pagina de contato: http://explorerdigital.blogspot.com/p/contato_01.html
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  5. "Mas relaxem, pior não fica."
    Assim espero.
    Cada vez mais aumenta minha decepção de ser brasileira. Medo, medo.. é isso que tenho.

    ResponderExcluir
  6. Brasil pode ter 10000 de defeitos, mas tem tanta coisa boa. Eu não concordo muito com isso de que estamos piorando. Acho que a cabeça dos brasileiros tá ficando, aos poucos, mais aberta e um futuro muito melhor vai vir sim. Podem falar o que quiser do Brasil mas é esse o país que tem o povo - "circo de horrores" - mais verdadeiro e diferente que eu conheço.
    Acredito muito que pior não vai ficar mesmo, Vai é melhorar.
    E não tenho MESMO vergonha de ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Fala de política é sempre tenso... mas eu não me abatpo por isso, elegemos ladrões, pq não eleger palhaços? tiririca está n lugar certo... aquilo lá é um verdadeiro circo!

    ResponderExcluir
  8. Puta texto cara...com certeza após sentir meus olhos abrirem diante de tanta poluição informatizada, me veio a maior vontade de na primeira oportunidade ir embora desse pais e deixar de contribuir com os assaltos de siglas que somos obrigado a pagar !

    Muito bom, é como disse recentemente no meu blog, em uma apresentação minha como colunista "...pois coisas fúteis e supérfluas não precisa de muito esforço pra se encontrar nem pra se produzir."
    Abraço ai, vou te seguir tbm e espero contribuição.

    http://jorge-slimshady-nightcrawller.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. "Um país é formado por homens e livros. Eu faço minha parte como agente transformador da sociedade."

    Essa foi a maior idiotice que eu li. Primeiro, em-sí, já traz a exclusão de um sexo na formação do país, segundo por ser extremamente prepotente ao dizer que "faz a sua parte"... Eu escrevi sobre isso em meu blog, o texto se chama Bill Gates

    ResponderExcluir
  10. "Um país é formado por homens e livros. Eu faço minha parte como agente transformador da sociedade."

    A maior idiotice que eu li. Primeiro pq exclui um sexo da formação do país, segundo por que é super prepotente ao achar que "faz a sua parte"... escrevi sobre isso no meu blog no texto Sobre Bill Gates

    ResponderExcluir
  11. Nossa,incrivelmente crítico e fabuloso,parabéns pelo blog e pelo olhar do mundo *-*

    ResponderExcluir
  12. Cara, o país vai de mal à pior...
    não vejo solução.
    o que devemos fazer, é plantar o bem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!