quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cobrou o tira de meta e é gol!

Hoje venho aqui falar de futebol. Acalmem-se, não é sobre torcida, táticas, nem nada parecido.

Na verdade não é apenas de futebol que falarei, quero debater sobre os esportes que "não pegam" no Brasil, não importa o que se faça.


O que escreverei agora começou há umas três semanas, quando a Marta ganhou seu prêmio da FIFA novamente e voltou o papinho moralista e defensor da imprensa em relação ao futebol feminino. Começam a berrar que não existem incentivos, que as meninas jogam muitas vezes sem ganhar nada, bla bla bla.

Vamos ser francos em relação ao futebol feminino: É UMA MERDA!

É isso aí, podem se borrar de ódio, acender velas para Lúcifer encomendando a minha alma, mandar vírus para o meu computador e etc. Infelizmente (ou não) o futebol feminino não é bom! Não adianta as pessoas criarem teorias mirabolantes para tentar criar uma aura de charme em torno do esporte, pois não funcionará! E não é só no Brasil que isso ocorre, mas na maior parte do mundo.

Antes de continuar, vale lembrar aos mais afobados e sem censo de ridículo que não estou falando isso por ser um esporte praticado por mulheres, porque não tem nada a ver. Outros esportes praticados por mulheres ficam até mais legais e emocionantes, mas o futebol fica um lixo, da mesma forma que o basquete. - Voltemos ao assunto principal.

"Ah, mas nos EUA faz muito sucesso, não tem nada a ver o que você tá falando". Tudo bem, isso é verdade, mas por que faz sucesso por lá?? Já repararam nos esportes coletivos mais adorados pelos americanos? futebol americano, basquete, baseball, hockey: todos eles são esportes em que, geralmente, ocorrem muitos pontos. O futebol masculino não engrena lá justamente por isso, pois o futebol é um esporte com pouca pontuação e há muitos empates, diferente dos esportes que fazem sucesso na terra do Tio Sam (apenas na temporada regular da NFL há a chance de haver empates, mesmo assim só depois da prorrogação, mas não acontece nos playoffs).

Aí eu faço a principal reflexão: já viram uma partida de futebol feminino?? QUALQUER CHUTE, DE QUALQUER LUGAR DO CAMPO LEVA PERIGO! Porra, cara, é um esporte extremamente ridículo! Quando aconteceu aquela Copa do Brasil feminina eu vi uma goleira tomar um gol onde a bola quicou e a encobriu... ELA NÃO ESTAVA ADIANTADA!

Tem como um país que já viu um futebol de alto nível, os maiores craques do século passado aturar um esporte onde só existe a Marta?? Não dá, não adianta, conformem-se!

Nenhum patrocinador é maluco de colocar grana sabendo que não haverá retorno e nenhum torcedor quer ver essas cenas constrangedoras. Infelizmente é isso, fim de papo!

Outros esportes também sofrem com a falta de apoio também por serem muito fora do contexto que brasileiro gosta, como Hockey sobre a grama (DE GRAMA, PUTA MERDA!), patinação artística, Polo (só não reclamam porque todo mundo que pratica tem dinheiro pra bancar), entre outros. E não sou a favor de nenhuma política de incentivo para esses esportes, simplesmente pelo fato de que nada vai mudar.

Entretanto, há outros esportes que tem muito público e que estão morrendo pela falta de apoio, o que é um fato totalmente diferente, como o Boxe, o remo, o handball, o atletismo...

Então parem de defender uma causa sem motivo, só por causa de uma jogadora, ou porque quer ser politicamente correto. O futebol feminino, no Brasil, vai continuar amador pelo simples fato de apenas uma pequena parte das pessoas que moram aqui, gostar do esporte.

Sinto muito Marta, mas é melhor jogar golzinho.