quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Imagem pela imagem.

Bom dia, boa tarde e boa noite. Sim, acabei de assistir ao "The Truman show" e fiquei com isso na cabeça, então tive que descarregar em vocês, pequenos e queridos leitores. Porém, sem mais enrolação, hoje não falarei sobre esse filme, muito pelo contrário, o assunto é mais complexo e talvez não haja conclusão nenhuma.

Sabemos que nesse nosso mundinho quase redondo e longe de ser o centro do universo, somos bombardeados com informações, propagandas, tendências, Power Rangers e RR Soares, não há escapatória. O que ocorre a partir disso é uma certa padronização no meio disso tudo... obviamente tirando o RR Soares. Acho que todos já pararam para pensar, mas alguns não devem ter reparado que cada década sustenta um esteriótipo.

Sim! Um jeito de se vestir, de se portar, qualquer coisa que você faça, uma hora ou outra, acaba entrando na moda. Querem exemplos?? Bom, nos anos 80 os homens eram os descolados, com roupas meio punk, cabelos bagunçados, tudo muito conectado com os filmes daquela época (o mesmo vale para as mulheres). Enfim, foi lançado esse padrão de comportamento/vestimenta/etceteraetal e acabou marcando a época. Nos anos 90 as coisas mudaram, um pouco. A geração saúde ganhou espaço e os esportistas estavam no centro das atenções fazendo bastante sexo com mulheres independentes de cabelos lisos. De 2001 para cá, o que mais predominou foi o estilo surfista/skatista (que, para mim, são praticamente iguais) e mulheres mais frágeis, menos decididas. E, por fim, parece que nessa próxima década chegou a vez dos nerds, ou CDF's, como queiram. Camisas polo, um casaco por cima, cabelo estranho, óculos e timidez.

Foi apenas um breve resumo do acontece de década em década, apenas para salientar o assunto e preparar minha palmatória. Que merda é essa? Daonde tiraram esse lixo todo? De vez em quando parece que somos brinquedos em uma daquelas máquinas com garras de metal, que geralmente ficam em parques de diversão. Cada hora um "tipo" de pessoa é escolhido e colocado como o padrão para a época. Obviamente que eu gostaria bastante de tacar fogo nessa garra e torcer para que um panda em chamas caia em cima de quem comanda a tal mãozinha.

Antes de tudo, não tenho nada contra os estilos citados, nada mesmo. Eu tenho contra quem segue uma porra de tendência só para se enturmar, ou "estar na moda", ou para ganhar seguidores no twitter, ou para enfiar a língua no exôfago de uma pessoa. Cada um deve se portar da maneira que se sinta bem consigo mesmo, não para se sentir bem pelo que o restos dos primatas menos evoluídos do planeta venham a achar (sim, estou falando dos humanos). Isso é completamente imbecil! Se você age dessa forma, queira se foder. Queira não, nem preciso descontar minha indignação, você vai se foder, mais cedo ou mais tarde. Simplesmente a sua felicidade ou auto-estima está nas mãos de outra pessoa. E, acredite, as pessoas são idiotas, não querem nem saber da própria auto-estima, que dirá da sua!

O pior de tudo não é isso, por mais inacreditável que possa parecer. O que mais deprime e irrita é que as pessoas, muitas vezes, vão mudando segundo a tendência. Uma hora eram playboys porradeiros, depois passaram a ser skatistas de boné, agora tem cabelo grande penteado pro lado. A única coisa que sobrou foi o maldito cordão de prata. E, para completar essa magnífica odisséia pneumática, agora alguns que estavam na moda e sairam, reclamam que não são mais moda e criticam a tendência atual simplesmente por quererem a atenção de volta!

MAS PUTA QUE ME PARIU, CARA! (Desculpem, estou tentando maneirar, mas estou só me fodendo)
Por que isso?? Por que???? Não tá na hora de criar pentelho e virar adulto? Sejam vocês mesmos, sejam naturais, façam o que vocês gostam.

Cada um deve seguir aquilo que te faz bem, não importando se é moda, se é brega, se é ridículo, se é pop, se é punk... Eu com certeza farei piadas de vocês não importa o que usem, mas saibam que terão o meu respeito. Tudo bem que o meu respeito não vale de porra nenhuma, porém já é não queria juntar essas duas palavras alguma coisa.

Caso a sua única fonte de felicidade seja a atenção dos outros ou o que eles acham de você, então siga aqui a solução. Lembrem-se, vocês podem ser muito mais do que o mundo quer que vocês sejam.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quem quer ser um retardado?

Então... acabei não indo na passeata do Humor sem censura, acabei ficando doente e totalmente indisposto para aventuras e peripércias. Mas não vou falar sobre isso, apenas não sei como começar esse post.

Bom, quero falar sobre preconceito hoje, mas não uma análise repetitiva sobre tal assunto que já enjoou mais do que a música Stereo Love nas rádios. Enfim, quero dissertar (lindo verbo, a propósito) sobre um fenômeno um tanto quanto controverso e meio estúpido embutido no assunto: o preconceito de quem sofre preconceito.

Uma breve e simples explicação, para quem ficou um pouco perdido: Vou falar do preconceito que quem sofre preconceito tem, como por exemplo um negro homofóbico, ou um gay machista, ou uma mulher racista e afins.


É muitíssimo estranho existir um fenômeno tão paradoxal como esse, mas realmente existe. Sinceramente, isso mostra uma tremenda falta de inteligência, ou burrice, para os mais íntimos. Pensem bem, uma pessoa reclama que é previamente julgada por conta de sua aparência, por exemplo, mas ela, por sua vez, faz a mesma babaquice sem sentido com outra pessoa, a julgando pela sexualidade. O pior de tudo é que muitos não percebem o que fazem, o que assusta bastante. Parecem sonâmbulos sociais que se recusam a acordar quando o assunto são suas próprias atitudes.

O tempo passa e o liberalismo de cada época é completamente diferente. No século XIX, você dizer que um negro merece respeito mesmo sendo inferior a um branco não é nada conservador, na verdade é uma frase extremamente liberal, quase inadmissível, porém, caso você tenha uma opinião desse tipo hoje, obviamente é preconceito, já que sabemos que não há uma raça superior. Não, nem vocês são superiores, mórmons!

Entretanto, apesar da mutação do famoso (ou não muito famoso) "zeitgeist" liberal ocorrer naturalmente, ele demora um certo tempo até se formar e é exatamente isso que não entendo. Não entra nessa minha cabeça escrota como é possível uma pessoa sofrer preconceito, ser magoada com ele, humilhada, mas nutrir o mesmo pensamento em relação a outra por um longo período de tempo. Não sei, às vezes parece uma espécie de esporte onde um acaba aceitando, às vezes involuntariamente, o preconceito para sí, mas quer mostrar que há um outro grupo inferior a ele. Como as pessoas não entendem que esses outros seres humanos passam pelo mesmo sofrimento? Por que ao invés de segregarem uns aos outros, eles não possuem compaixão e lutam juntos contra o racismo, a homofobia, o sexismo? Por que as pessoas não são minimamente racionais?

Porra, pessoinhas com visão periférica igual a do Ray Charles, que cocôs são esses dentro de seus crânios? O que mais vocês precisam fazer para perceberem a merda que estão fazendo? Dar um beijo grego em sí mesmo?

Em uma analogia simples, seria mais ou menos como se os micos-leões-dourados começassem a caçar onças-pintadas para elas ficarem mais ameaçadas de extinção do que eles. É uma guerra não contra o preconceito, mas sim para ver quem sofrerá mais com ele. Esse tipo de gente não quer que a discriminação acabe, só não quer ser alvo dela. Muito mesquinho, egoísta e... babaca, babaca de verdade, não há definição melhor, sinto muito.

Então, sempre quando vocês virem um gay dizendo que as mulheres nunca fizeram nada pela humanidade exceto começar a guerra entre Atenas e Tróia, ou um negro falando o quanto os homossexuais são anormais, ou, quem sabe, uma mulher dizendo que todo negro é sujo,  riam, dêem uma patada na boca desse ser, pegue um quadro negro e desenhem  algo explicando o quão idiota, imbecil, retardada, maníaca, burra e islâmica essa pessoa está sendo.

Bom, mentira, não batam, apenas tenham em mente tudo isso que eu falei, depois respirem fundo e sigam seus caminhos exotéricos, etc e tal. Mas jamais participem dessa competição, ela é menos saudável do que o campeonato de sauna da Finlândia.

Só pra encerrar, a foto realmente não tem muito a ver com o assunto, só estava sem imaginação.