segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quem quer ser um retardado?

Então... acabei não indo na passeata do Humor sem censura, acabei ficando doente e totalmente indisposto para aventuras e peripércias. Mas não vou falar sobre isso, apenas não sei como começar esse post.

Bom, quero falar sobre preconceito hoje, mas não uma análise repetitiva sobre tal assunto que já enjoou mais do que a música Stereo Love nas rádios. Enfim, quero dissertar (lindo verbo, a propósito) sobre um fenômeno um tanto quanto controverso e meio estúpido embutido no assunto: o preconceito de quem sofre preconceito.

Uma breve e simples explicação, para quem ficou um pouco perdido: Vou falar do preconceito que quem sofre preconceito tem, como por exemplo um negro homofóbico, ou um gay machista, ou uma mulher racista e afins.


É muitíssimo estranho existir um fenômeno tão paradoxal como esse, mas realmente existe. Sinceramente, isso mostra uma tremenda falta de inteligência, ou burrice, para os mais íntimos. Pensem bem, uma pessoa reclama que é previamente julgada por conta de sua aparência, por exemplo, mas ela, por sua vez, faz a mesma babaquice sem sentido com outra pessoa, a julgando pela sexualidade. O pior de tudo é que muitos não percebem o que fazem, o que assusta bastante. Parecem sonâmbulos sociais que se recusam a acordar quando o assunto são suas próprias atitudes.

O tempo passa e o liberalismo de cada época é completamente diferente. No século XIX, você dizer que um negro merece respeito mesmo sendo inferior a um branco não é nada conservador, na verdade é uma frase extremamente liberal, quase inadmissível, porém, caso você tenha uma opinião desse tipo hoje, obviamente é preconceito, já que sabemos que não há uma raça superior. Não, nem vocês são superiores, mórmons!

Entretanto, apesar da mutação do famoso (ou não muito famoso) "zeitgeist" liberal ocorrer naturalmente, ele demora um certo tempo até se formar e é exatamente isso que não entendo. Não entra nessa minha cabeça escrota como é possível uma pessoa sofrer preconceito, ser magoada com ele, humilhada, mas nutrir o mesmo pensamento em relação a outra por um longo período de tempo. Não sei, às vezes parece uma espécie de esporte onde um acaba aceitando, às vezes involuntariamente, o preconceito para sí, mas quer mostrar que há um outro grupo inferior a ele. Como as pessoas não entendem que esses outros seres humanos passam pelo mesmo sofrimento? Por que ao invés de segregarem uns aos outros, eles não possuem compaixão e lutam juntos contra o racismo, a homofobia, o sexismo? Por que as pessoas não são minimamente racionais?

Porra, pessoinhas com visão periférica igual a do Ray Charles, que cocôs são esses dentro de seus crânios? O que mais vocês precisam fazer para perceberem a merda que estão fazendo? Dar um beijo grego em sí mesmo?

Em uma analogia simples, seria mais ou menos como se os micos-leões-dourados começassem a caçar onças-pintadas para elas ficarem mais ameaçadas de extinção do que eles. É uma guerra não contra o preconceito, mas sim para ver quem sofrerá mais com ele. Esse tipo de gente não quer que a discriminação acabe, só não quer ser alvo dela. Muito mesquinho, egoísta e... babaca, babaca de verdade, não há definição melhor, sinto muito.

Então, sempre quando vocês virem um gay dizendo que as mulheres nunca fizeram nada pela humanidade exceto começar a guerra entre Atenas e Tróia, ou um negro falando o quanto os homossexuais são anormais, ou, quem sabe, uma mulher dizendo que todo negro é sujo,  riam, dêem uma patada na boca desse ser, pegue um quadro negro e desenhem  algo explicando o quão idiota, imbecil, retardada, maníaca, burra e islâmica essa pessoa está sendo.

Bom, mentira, não batam, apenas tenham em mente tudo isso que eu falei, depois respirem fundo e sigam seus caminhos exotéricos, etc e tal. Mas jamais participem dessa competição, ela é menos saudável do que o campeonato de sauna da Finlândia.

Só pra encerrar, a foto realmente não tem muito a ver com o assunto, só estava sem imaginação.

33 comentários:

  1. post bem escrito
    se algum cara fala p/ mim oq o cara ali na tirinha falo nuss eu soco ele legal

    ResponderExcluir
  2. e eu olhei pra foto e por um lado acabei entendo a razão do post, por base na foto.
    incrível como a imaginação tem de a ser forte.

    ResponderExcluir
  3. Belo post.
    Bastante diferente do que se ouve todo dia ^^

    ResponderExcluir
  4. hahahaha
    Gostei do blog mano ;)
    http://bubbllez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. " Muito booom seu texto, e a musica Stereo Love ta enchendo o saco meeeesmo. ¬¬°.

    assasijsaijas

    Abraço. "

    ResponderExcluir
  6. o preconceito de quem tem preconceito....
    gostei do texto e do blog ^^
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Preconceito é sempre ruim venha de onde vier. O fato de pessoas que sofrem preconceito tbm serem preconceituosas só mostra que são humanos até pq hoje em dia todo mundo sofre preconceito, pq as pessoas não tem o que fazer e ficam reparando e criticando a vida alheia, tsc, tsc

    ResponderExcluir
  8. Preconceito ja diz tudo.. Opiniao sem conceito formado !!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse post *-*
    http://mierdasacontecem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o CM Tricoloko!

    A galera tem essa mania de falar mal daquilo que não conhece, acha que o "ideal" é que todo fosse igual, ah vá...

    ResponderExcluir
  11. bem criativo seu texto, nunca tinha lido nada assim... falando de gente descriminada que também discrimina, e é pura realidade... qual de nós não sofremos preconceito e não temos preconceito ? ;)
    abçs da Garota de Várias Faces
    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    sigo quem me segue e retribuo comentários .!

    ResponderExcluir
  12. muiito bom o texto cara !
    http://pensamentoseteoriasdeadolescente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O preconceito é algo natural no ser humano. Ele vem de milhares e milhares de anos de disseminação de ideias que recriminam e repudiam o diferente. É realmente muito difícil não ter preconceito. Aliás, me arrisco a dizer que, mesmo quem diz não ser preconceituoso, no fundo, bem lá no fundo mesmo, é sim. É natural, é uma ideia enraizada no raso da consciência cultural humana.
    Ter preconceito de preconceito é apenas eliminar o tal que lhe recrimina e continuar tendo todos os outros.

    ResponderExcluir
  14. é..se tu sofre preconceito é pq tu tem,se tas de bem ctg msm n tem essa de preconceito
    e isso já enxeu o saco

    ResponderExcluir
  15. Realmente. É muita babaquice alguém que já sofre preconceito ter também. É muito contraditório. Enfim, belo texto.

    ResponderExcluir
  16. Verdade..

    é um assunto bem chato e polemico ao mesmo tempo

    Tem pessoas que batem no peito dizendo que são contra o preconceito contra determinada raça, religiao, orientação sexual... mas tambem sao preconceituosos

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  17. o ser humano nao esta livre de crescer num meio social que o influencie a ser preconceituoso, até pq nao existe um "senso de classe" entre os grupos q sofrem algum tipo de preconceito, até pq se for pensar de forma bem superficial so seria "compreenssivel" alguem ser preconceituoso se fosse homem, branco, hetero, com carro bom, que more num lugar bom, nem muito velho, nem muito jovem, e por aí vai... entao sempre em algum aspecto ou momento de nossas vidas seremos vitima de preconceito, o q nao nos deixa menos preconceituosos...
    acho q é uma questao social maior bem complexa e fruto obvio de um estado altamento capitalista onde alguns determinam o q é bom e o resto é lixo...

    ResponderExcluir
  18. A tirinha é ótima, e o post também! Vc tem talento..

    ResponderExcluir
  19. O preconceito é triste, e praticamente todo mundo é preconceituoso, é crítica a situação.

    ResponderExcluir
  20. Achei seu blog muito sincero!
    =)
    Não vejo outra opção a não ser..seguir!
    bjO

    ResponderExcluir
  21. Retribuindo a visita e seguindo tbm ok??
    http://maniaderafa.blogspot.com
    abraços
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  22. Preconceito é um assunto muito debatido, mas muitas pessoas falam e falam, mas no final participam, as vezes sem nem perceber. Esse tipo de preconceito, o preconceito que vem das pessoas que passam pelo mesmo, é, realmente o pior. Mesmo elas sendo alvos disso, elas participam, é idiotisse demais. Eu, sinceramente, não entendo o preconceito, não estou falando só por falar. Eu, realmente, acho estúpido julgar uma pessoa por qualquer diferença que ela tenha. Afinal, todos somos diferentes e ninguém é melhor que ninguém. Não só o preconceito, odeio todo tipo de julgamento, ninguém é bom o suficiente pra julgar ninguém, conhecendo ou não.

    p.s.: No meu post "Grau mais elevado do ser" eu não quis dizer que o grau mais elevado era a perfeição, nunca chegaremos a perfeição, ninguém sabe ao certo o que é a "perfeição". Estaremos sempre tentando melhorar, mas concordo com o que tu disse.

    ResponderExcluir
  23. Eu aki denovu.
    è uma falha do Ser Humano, olhar e automaticamente julgar.
    Jugar pelo que veste, pelo que ouve..
    é uma questão que causa muitas opniões diferentes

    ResponderExcluir
  24. Texto muito bacana relatou certinho a realidade de algumas pessoas que sofrem preconceitos e querem combater com preconceito também isso não resolve nada o ser humano é complicado...

    mais enfim o que não se resolve se discuti.

    ResponderExcluir
  25. bom post!

    preconceito é estupidez em qualquer vertente

    ResponderExcluir
  26. Pra ficar perfeito sob minha humilde ótica, tiraria apenas o uso do termo 'islâmica'. Isso foi preconceituoso. Se fosse 'judaica' também seria, mas eu acharia mais legal, rs.

    ResponderExcluir
  27. Sabe que eu nunca tinha parado para pensar nisso. Mas você tem toda razão, como alguém que sabe o que é ser discriminado de repente passa a discriminar alguem? É realmente muita ignorancia.
    Muito bem escrito seu post.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  28. Cara vc tem uns posts bem legais!!
    Realmente estamos no XXI e ainda essite esse tipo de coisa!!
    Da até vergonha!!

    ResponderExcluir
  29. tá aí um post legal ..
    onde os blogs são inundados ppor boberinhas e coisas fofinhas até qe acho um que fale de algo sério ..
    com tanto evolução e ainda temos esse tipo de coisas .. é repugnante ..

    ResponderExcluir
  30. Adorei seu post, essa mani que o ser humano tem de querer ser melhor, tá tão impreguinada no mundo que as vezes as pessoas fazem e nem se dão conta que deixam de ser oprimidos pra ser tornar opressores.
    ;*

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito do seu blog, muito bom, um blog que não dá pra ler apenas uma postagem, ótimo tema, ótimo conteúdo.

    http://onlydays1.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!