quarta-feira, 8 de maio de 2013

E o Brasil mostra a sua cara.

 Sinceramente, há momentos em que eu vejo que não há saída para o mar de idiotice que nos banha dia a dia. Opiniões e mais opiniões, onde a maioria avassaladora é extremamente errada, sem fundamento, incoerente e que todos concordam. Claro, não se pode proibir tais opiniões, muito pelo contrário! Continuem falando que acham, pois eu defendo o seu direito de ser estúpido. Entretanto, apesar de respeitar a sua opinião, eu não sou obrigado a respeitar você, babaca!

 Vivemos numa realidade onde o senso comum tem mais valor do que a razão. Sim, senso comum e razão, na maior parte das vezes, não andam juntos. E isso ocorre pelo simples fato de que nosso pensamento momentâneo, nossas soluções rápidas, emergenciais, serem simplesmente incoerentes e falhas. Porém, quem tem tempo para pensar tendo que trabalhar o dia inteiro, se estressando ao se locomover pela grande cidade durante o dia e assistindo aquelas pérolas de originalidade e bom gosto que são as novelas globais??

 Enfim, comentarei sobre o caso do assassinato do traficante "Matemático" numa "operação" da "polícia" Civil do Rio de Janeiro. Não, não se preocupem. Não irei afundo no assunto sobre os Direitos Humanos pelo simples fato das pessoas serem bitoladas demais para pensar sobre ele e ficarem nos argumentos de boteco sobre o tema.

 Deixando de lado se você acha ou não se o tal traficante deveria morrer, defender a tal operação não é beirar a burrice, é se jogar no abismo dela. Como que alguém realmente pode achar que um helicóptero, no meio da noite, no meio de uma rua, por um quilômetro de extensão, numa área residencial, abrir fogo pesado é uma boa ideia? Ou o pior, de que foi uma atitude muito bem pensada, correta e Ave Polícia Civil caçadora de meliantes? É sério mesmo que vocês acham isso?

 É difícil demais entender o que se passa na cabeça vazia e doentia de alguém que defende uma operação dessa natureza. Não há o que se defender! A polícia não tem o direito de abrir fogo numa área residencial contra um suspeito que não está colocando em risco a integridade dessas pessoas e desses policiais no momento. PONTO FINAL! Não há discussão, é o bom senso que comanda qualquer atitude. Não é justo arriscar balear uma pessoa inocente para matar um bandido, de qualquer espécie! A polícia tem que primar pela segurança dos cidadãos em primeiro lugar. Qualquer um que apoie a operação da maneira que foi feita valoriza mais um bandido morto do que um cidadão vivo e, pra mim, não há diferença entre essa pessoa e o "Matemático", pois ambos defendem uma justiça própria, torta, covarde e, principalmente, acima do bem-estar dos que estão ao redor.

 O pior de tudo são as desculpas para a revolta superficial e tosca em relação a denúncia feita pelo "Fantástico", geralmente é a seguinte: "Ah, mas não acertou ninguém! Só pegaram o bandido, então por quê o reboliço?? Foi tudo perfeito!". NÃO, PORRA! Dizer que não há problema é defender que esse tipo de operação irresponsável volte a acontecer e, um dia, vai acabar matando alguém que não tem nada a ver com o ocorrido, talvez seja uma criança. É o mesmo que aprovar que um policial atire com uma bazuca em um sequestrador que está com um refém. Se não pegar o refém tá tudo certo? NÃO! Se o meio está errado, pouco importa o fim. Esse tipo de pensamento é o mesmo de um criminoso, que sustenta sua família, dá uma boa vida aos seus filhos, mas faz isso assaltando pessoas no meio da rua. O fim é legítimo, mas os meios não são.

 Além de todos esses pormenores, um aspecto que ninguém se preocupou seja, talvez, o mais grave de todos. Não havia confirmação de que o "alvo" era com certeza o traficante que estava sendo procurado. No vídeo é clara a conversa entre os policiais onde um fala que "Parece ele" e senta o dedo. Já imaginaram se ele estivesse errado? Sorte que não estava. E uma polícia que tem a sorte como fator determinante entre matar um suspeito e matar um inocente durante uma operação não pode ser idolatrada, tem que ser criticada! Pelo bem da própria polícia.

 Há mais ou menos um mês, na favela de Manguinhos, um policial da recente UPP da favela do Jacarézinho matou com um tiro um jovem de 21 anos. Aleílson Nogueira, casado com uma esposa de 20 anos grávida de 3 meses, trabalhava em um galpão de reciclagem e fez diversos cursos de informática visando arrumar um emprego melhor. Ele comia um cachorro-quente na rua quando os tiros aconteceram, logo após uma confusão entre moradores e policiais da UPP que abordaram um adolescente de forma exagerada e sua irmã tenha reagido junto com o mesmo e, pouco depois, outros moradores se envolveram na confusão. Diante dos protestos, os policiais atiraram contra a multidão desarmada. A irresponsabilidade nessa ocasião, matou uma pessoa inocente, deixou uma viúva e mais uma criança órfã de pai. Entretanto não é preciso ficar por aqui, vamos à Inglaterra onde a polícia atirou em um "suspeito" sem haver uma confirmação segura de que era quem procuravam. Jean Charles foi assassinado no meio do metrô e os policiais que cometeram o erro foram absolvidos. Os Direitos Humanos - sim, eles mesmos - deram apoio a família e, juntos, chegaram a lançar uma campanha pela revisão do caso.

 Muitos compararam - e claro que foi uma comparação completamente errada - as imagens do helicóptero da Policia Civil seguindo o carro do suspeito com as imagens do helicóptero da Polícia de Boston filmando o barco onde o segundo terrorista havia se escondido. Logo depois falam que, lá, os policiais foram condecorados e aqui serão julgados. O único detalhe, mínimo, muito bobo, é que a Polícia de Boston não atirou no barco que esteva no quintal da casa de uma família comum, que nada tinha a ver com o ocorrido. Nem mesmo quando isolaram a área o helicóptero fuzilou o barco. Eles convenceram o terrorista a se entregar e, por cidadão americano, leram os "Miranda Rights", os "Direitos de Miranda", que se deve ler e ser respeito pela polícia com qualquer cidadão sob custódia. Sim, o terrorista, que matou uma criança de 8 anos, feriu mais de 100 , estragou a vida de várias pessoas, foi preso como manda a lei. Nenhum cidadão foi colocado em risco durante a prisão e, na perseguição que resultou na morte de um deles, os tiros foram dados do carro da polícia, que, por sua vez, tinha informações de que havia explosivos no carro. Para preservar a própria integridade, os policiais utilizaram o último recurso que eles tem disponível. Matar um suspeito é o último recurso da polícia, pelo simples fato de que não se pode cumprir a lei com uma atitude que é proibida por ela. Mas esse é um assunto para outro post.

 Enfim, o Brasil, mais uma vez, mostra sua cara. E todas essas pessoas que falam "é por isso que o Brasil não vai pra frente", na verdade são, em grande maioria, parte do motivo pelo qual estamos tão atrasados, pelo qual o aborto é assunto religioso (???), a legalização das drogas é tabu, a democratização da polícia não é nem pensada pela maioria e onde dar tiro de fuzil do ar no meio de uma área residencial é totalmente aceitável, desde que não seja na Avenida Atlântica, porque se for... Aff, orkutização da Zona Sul!

Beijos e pensem! Dá trabalho, mas vale a pena.


Notícia sobre a campanha da família de Jean Charles e entidades de Direitos Humanos:
http://www.radioagencianp.com.br/node/347

Matéria sobre o assassinato de Aleílson Nogueira:
http://odia.ig.com.br/portal/rio/tiroteio-deixa-um-morto-no-jacarezinho-1.568572