sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Abram as cacetas desses olhos, crianças!


REVOLUCIONÁRIOS DO “FACE”, REVOLTADOS DO YORKSHIRE, GENTE QUE XINGA MUITO NO TWITTER, MÃE, TODO MUNDO! Vamos abrir os olhos, molecada!

Nos EUA (onde mais poderia ser, não é?) um projeto de lei chamado Stop Online Piracy Act, ou como ficou famoso, SOPA, formulado por Lamar Smith (Texano, é óbvio!), pretende, nas palavras do cowboy aí, “.. aprovar uma legislação que protege os consumidores, empresas e empregos de estrangeiros que roubam propriedade intelectual dos Estados Unidos, vamos continuar a reunir representantes da indústria para encontrar formas de combater a pirataria online.

Meus queridos, todo e qualquer ditador, tenta primeiro conseguir o apoio do povo para depois lhes dar a maior sentada na boneca que todos viverão, então, não caiam nessa de “estamos somente tentando garantir os direitos autorais e bla bla bla”. A internet é livre, sempre foi, é único meio de comunicação que não é censurado por completo e que ainda mostra uma fagulha de vida inteligente e não alienada no mundo. Nesse texto não vou entrar em detalhes sobre direitos autorais, filmes, músicas, etc., o que quero falar neste post é liberdade de expressão.

Vamos pensar juntos, filhotes de Pedro Bial! Resumindo, o SOPA quer proibir que qualquer site em que se possa baixar, hospedar ou compartilhar arquivos, seja pago, ou seja, teremos que gastar mais dinheiro ainda para ter cultura (nem sempre útil) e trocar informações. Só que aí você pensa: “ Foda-se, é só nos EUA! Vou postar alguma coisa engraçadinha sobre a Luísa estuprada consensualmente no Canadá.” Errado de novo, jumento!

Praticamente todos os sites que usamos para tais funções que já disse aí em cima, são americanos, estão hospedados em servidores no território yankee, sendo assim, estarão sujeitos à lei! Ou seja, caso o governo ache o conteúdo do site suspeito, simplesmente poderão bloqueá-lo. Simples assim! Se você faz parte do Facebook, Twitter, usa o Google, estará sujeito a tais leis, por exemplo. Agora todos os sites ligados de alguma forma ao “suspeito” poderão seguir o seguinte procedimento, vamos à barbárie:

-Bloquear o DNS (é uma espécie de sistema para a tradução de endereços de IP para nomes de domínios)
-Bloquear todos os acessos ao site.
-Bloquear a publicidade do site “suspeito”.
-REMOVER TODOS OS LINKS DE PESQUISA.

Pus em capslock esse último para que refletissem sobre a possibilidade de procurar sobre “zoofilia” no Google e não acharem nada. Ou sobre “protestos na Síria” e não acharem nada. Ou “EUA são acusados de matar cientistas iranianos” e não acharem nada.

Pois é, juquinhas sabem o que isso me parece? Lembra da sua liberdade de expressão? Sabe aquela história de cada um ter sua própria verdade?

Vai ser difícil com tantas opiniões e ações sendo consideradas suspeitas, não acham?
Pesquisando e aprendendo uma só, pra quê tantas opiniões? Pra que tanta conversa?
Vai ser aquilo e acabou.

Beeeeeem mais fácil mesmo!





Um beijo.