sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vai vâmu lá! A dança da economia vai começá!

Muito bem, Juquinhas, depois de longas férias desse pedacinho de mau caminho, voltamos para tentar simplificar o que, garantimos que a maioria de vocês não entende (não é porque é burro ou burra) e não quer entender (é por isso, na verdade). Isso mesmo, lá vem um texto longo e cheio de informações, então se não gosta de pensar, vai ler o blog dos famosos.

Essa crise mundial que anda assustando os EUA e a Europa, mostra sinais que muita coisa pode mudar. Leia-se 300.000 vezes “pode”! Ninguém é dono da verdade, tudo se trata de análises e especulações, ou seja, é bem possível, mas pode ser que tudo mude e volte a ser como era. Ou não, tudo muda e os EUA quebram (para felicidade geral do mundo e orgasmos múltiplos do meu companheiro de blog).

Vamos tentar simplificar, ok? Os EUA gastam muita grana tentando manter sua hegemonia mundo a fora, bases militares, guerras desnecessárias (uuui, venenoso!), e ao mesmo tempo tentam manter sua própria economia estável. Perceberam a cagada? Os bancos nos EUA desde de 2008, sofrem calotes gigantescos após abrirem créditos enormes e não receberem nada de volta, ou seja, com juros baixos vários títulos (tipo nota provisória, sabe?) eram vendidos, só que os juros subiram e quem comprou não teve como devolver, aí toma-lhe dinheiro emprestado do governo! Desde essa época os EUA vivem uma crise política de cortes nos gastos públicos, cortes esses que “impediram” um calote. Explicando, o governo americano cortou money em gastos públicos e deixou de cobrar juros mais altos pros mais ricos! OH, MEU DEUS! Continuam na merda!

Agora a Europa...Ah, a Europa! Resumindo, a União Européia (UE) tem 27 membros, sendo que 17 tem o Euro como moeda, ou seja, os problemas econômicos de um pode afetar o resto. Portugal, Grécia, Irlanda, Itália e Espanha, sendo essas duas últimas umas das grandes forças políticas e econômicas na UE, tiveram altos gastos públicos e por conta da crise de 2008, estão numa recessão, por falta de melhor palavra, fudida. O resto poderoso da UE, tenta ajudar esses países, mas ao mesmo tempo repensa se é melhor mesmo estar envolvida na comunidade, tendo que perder mais do que ganhar com o problema dos outros. Outra coisa, você, classe média que se orgulha de ter sobrenome europeu, saiba que a xenofobia (não sabe, dá um Google), parece crescer no antigo mundo. Há muito desemprego nos países da Europa, assim os governos não estão gostando muito da entrada de imigrantes em seus países!

Sabe aqueles atos de vandalismo que estão acontecendo na Inglaterra? Já tem gente por aí dizendo que é coisa de imigrante, de pobre! Mais importante que o governo, o povo não quer mais estrangeiros em seus países tomando seus empregos!

Será que os países da zona do Euro vão realmente ficar juntos?

Será que os EUA vão conseguir se manter como maior economia do mundo?

Será que a Bruna Surfistinha vai ganhar “A Fazenda”?

Eu não faço a mínima idéia, mas está sendo ótimo assistir a história pura acontecendo! E não se sintam confortáveis! Isso pode e vai acabar refletindo aqui na terra da caipirinha, então torçam pelo melhor. Seja lá o que isso for!
Um abraço.

(Comentem, digam o que pensam, me digam se falei merda, mas participem!)