domingo, 3 de outubro de 2010

Vamos falar de música. [2]


Devido ao grande sucesso do último post sobre esse assunto (15 comentários! Uau!), venho mais uma vez tentar falar de música. Até porque a vida também é uma tremenda babaquice e merecemos, e devemos, ter um tempinho para devaneios inúteis.

O tema de hoje fala de um assunto que passa despercebido por todo mundo, mas se pararmos para pensar (esqueceu o que é isso, gênio?) fará todo o sentido. O que aconteceu com a música brasileira? Morreu ou simplesmente está regredindo?
Os anos 80 (vamos ser mais recentes) são conhecidos como a “década perdida”, tanto para a música, quanto para economia. Mas por incrível que pareça nessa época a música brasileira progrediu e mostrou que nem tudo estava perdido. Sei que devem estar pensando nos Menudos e no Trem da Alegria, mas estou falando do Aborto Elétrico, Paralamas do Sucesso, Titãs, Sepultura, Cássia Eller... A maioria do rock, mas algumas com grande influência da música latina e brasileira principalmente.
Daí pra frente foi melhorando, nos anos 90 chegou o Manguebeat (Mangue Bit, abrasileirando) com Chico Science & Nação Zumbi e o Mundo Livre S/A, que trouxeram a música regional para um outro level, tiraram das festas locais e levaram pro Brasil todo. Outras bandas como Charlie Brown Jr., O Rappa, Planet Hemp e Raimundos (essa, pra mim, a última grande banda de rock brasileira), fecharam a grande cena brasileira, deixando algumas sementes não tão boas assim, como o Detonautas Rock Clube. No começo dos anos 2000 parece que jogaram merda no ventilador de vez, MPB passou a significar uns cariocas que cantam bem e fazem música sobre o homem aranha e um monte de lésbica dizendo que rosas podem ser vermelhas, mas sempre são rosas. (?)

A cena brasileira passou a ser um grande puxa-saquismo e a famosa música que contestava o sistema, morreu. Ficaram todos bonzinhos demais, todos muito politicamente corretos. Todos uns tremendos babacas! A MPB ficou clichê, o samba virou pagode de corno, o sertanejo agora não é mais rural, é universitário (o que? Todos eles já terminaram a faculdade ou nunca fizeram!) e o rock, coitado, virou um grande circo de macacos de imitação. O que faz sucesso lá fora, faz aqui depois de 6 meses, foi assim com o emo e está sendo assim com os coloridos.
Vocês devem estar pensando, “Os tempos eram outros, ditadura nos anos 80, o Collor nos 90...”
FILHOS DA PUTA! MENSALÃO? CAIXA DOIS? DESMATAMENTO? AQUECIMENTO GLOBAL? HEIN?? HEEEEIN?? ALGUÉÉÉM? POR FAVOR!
Isso são somente exemplos, tem muita mais merda acontecendo e me aparece um monte de mongolóide cantando sobre shopping?! Sobre a dúvida de um beijo?! Sobre Ximbalaiê?! Mas que porra é Ximbalaiê?! Vamos falar de música, porra! Vamos falar de tudo nas músicas, porra! Vamos lembrar que música não é só pegação, amor e...pegação! Música é um dos melhores meios pra expressar sua raiva, sua indignação, suas dúvidas (fala ai Rick Martin!) e suas idéias! PENSA E SE EXPRESSA, MACACADA!

Pois bem, vou terminando por aqui deixando um recadinho pro pessoal que comentou no último post, sobre gosto musical e pra todos, por que não? Inteligentes e pseudo-moralistas do Brasil, em momento nenhum do último texto critiquei o tipo de música, releiam se quiserem, também acho que cada um ouve o que quer, quem pensa diferente ou insiste em afirmar é um tremendo babaca. Cada um tem seu gosto, mas é que nem cu, né? Tanto bate até que fura!
Fui!

Um comentário:

  1. O povo brasileiro ta meio assim agora: Toca Rauuuuuuuuul! (Raul Gil)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!