quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sorrisos largos, mentes estreitas.

Olá, galerinha do balacobaco. Bom, estou tentando resgatar algumas palavras esquecidas do vocabulário, portanto não estranhem.

Depois de um texto mais sério e sem muita graça, hoje o post é dedicado à graça em si, mas não só a ela. Bom, vou falar um pouquinho sobre o humor nacional, principalmente sobre a comédia Stand-Up que está crescendo a cada dia no país. Aliás, essa linha de humor ainda ser novidade por aqui, mostra o quanto estamos atrasados. Sem mais enrolação, vamos ao que interessa.

O humor brasileiro está uma bosta! E uma bosta meio mole, bronzeada, do tipo que respinga em nossas nádegas. Por que eu digo isso? Relaxem, explicarei com calma e espero que vocês entendam, e se não entenderem... Porra, se não entenderem podem se matar, não tem mais jeito. Sugiro se enforcar em um ventilador de teto ligado, será bem original.

Eu analiso o humor, principalmente o stand-up - que está muito mais presente na conotação do post de hoje - com os meus parâmetros, já que sou muito fã dessa linha artística. Enfim, eu sou fã de humoristas americanos como George Carlin – meu favorito, a propósito – , Bill Hicks, Bill Maher e Jon Stewart, por exemplo. O que todos esses têm em comum? Bom, para quem não os conhece, eles são grandes nomes do humor norte-americano e o são por um motivo: A crítica, a reflexão, o conteúdo. Talvez o humor seja a forma mais eficaz de levantar questões relevantes e isso acontece demais lá fora. Todos os citados, por exemplo, abordam política, religião, racismo e quase todas as questões importantes dentro da sociedade. Fazem questionamentos, críticas, convidam o público com a risada a refletir sobre tais assuntos. Resumindo: Todos são incríveis críticos sociais.

Quando o stand-up começou a crescer no Brasil, há uns 3 anos, mais ou menos, eu vi que era muito bobo e superficial, mas pensei comigo: Ah, começou agora, vamos esperar um pouco, depois eles começam a fazer algo com algum significado. Ok, eu estou generalizando, mas acho que é meio óbvio que existe gente que faz stand-up com conteúdo. Contudo, e obviamente, esses não aparecem tanto.
Entretanto, leitores gogo boys, nada mudou. NADA! Só sabem falar do atendimento da Net, tipos de risadas e outras babaquices tão importantes quanto as notícias do Superpop. Eu ouço essas merdas HÁ TRÊS ANOS! Três malditos anos e nem uma mísera vírgula mudou!

MAS PUTA QUE ME PARIU, POR QUE ISSO, SHIVA? SÉRIO, DIGA-ME, POR FAVOR!

O que mais me irrita é que boa parte desse pessoal estava na passeata contra a lei eleitoral que censurava o humor, queriam que acabasse para ter a liberdade de falar de política. Depois disso, o que fizeram? Não falaram porra nenhuma de útil sobre o assunto! Nada, nadica, hã hã, zero! É como se um surdo voltasse a ouvir e dois dias depois virasse fã do Parangolé.

Não digo que eles são sem graça, sem talento, um bando de doentes cheiradores de sovacos e lambedores de próstata, até porque eu estaria mentindo. A questão é que só ser engraçado não é suficiente, pois é medíocre, é algo incompleto, superficial, é desperdiçar um grande espaço com piadas sobre, eu sei lá, sobre o cabelo do José Serra. Mas que cabelo? O da orelha, ele migrou para lá HA HA... HA

E pensando um pouco em um motivo para que eles não abordassem assuntos relevantes com humor, eu cheguei a uma conclusão filosófica que enverga um pouco para a questão metabólica e fisiológica do ser humano: ELES NÃO TÊM CULHÃO! Exato, nenhum deles têm coragem de chegar em um palco e falar “vamos pensar em tudo aquilo que vocês evitam por puro pudor babaca”. Todos têm medo de não agradarem, têm medo de serem mal vistos, de perderem “views” na merda do YouTube®, etc. A maior prova disso é que no programa de aniversário de 10 anos do “Programa do Jô” o que mais se viu foram os desgraçados que não deveriam ter limites admitindo que não se pode fazer piada sobre tudo.

HÃÃÃ?? QUE??? Ô, FILHO DA PUTA! QUE MERDA É ESSA? Vou demonstrar como é possível:

“As drogas realmente não devem ser legalizadas no Brasil, na minha opinião. Da última vez que liberaram algo por aqui, apareceram os Deputados e Senadores.”

“Os cristãos não se assustam ao pensarem que a gravidez de Maria pode ter sido resultado de zoofilia com um pombo? O pior de tudo é que os fanáticos religiosos são contra sexo fora do casamento e muitos justificam a postura contra a camisinha com isso. Não tem muita lógica, mas é religião, a lógica não faz parte do enredo. Por essa teoria, então, Maria deveria ter se casado no Circo do Beto carreiro com um texugo sendo o sacerdote e dois equinos sendo testemunhas antes de engravidar. Os equinos poderiam ser... sei lá, um burro e o Datena!”

“Casamento gay. As pessoas nem comentam sobre isso, não é verdade? Todos têm receio em falar nesse assunto, principalmente os homens, mais ainda os homens com mais de 40 anos. Eu não entendo, porque, com essa idade, eles já têm uma relação bem íntima com seus urologistas e ainda pagam para isso! Incrível como alguém fazer a mesma coisa de graça pode incomodar tanto essas pessoas.”

“Prenderam um policial por corrupção outro dia. Isso já não é nem mais notícia! Eu vi no Video Show essa matéria.”

“Sabe a verdadeira razão para ninguém querer a legalização da prostituição no Brasil? Simplesmente para os preços não dispararem com a organização de uma cooperativa. Já imaginaram uma tabela de preços reajustada anualmente de acordo com a inflação? Já imaginaram uma planilha feita no Excel para cada posição sexual? Se isso acontecesse, a maioria dos políticos iria propor um aumento de salário para cobrir as novas despesas.”

Viram? Você pode até se ofender com algumas, ou não ver graça, ou adorar e rir assim. O importante é que cada um desses parágrafos entrará na sua cabeça, não importa se tenham gostado ou não. A partir daí, muitos que não pensam em questões como essas por terem o dia cheio de estresse e preocupações, acabam tendo um lampejo em suas mentes e é essa a função da arte!

Tudo bem, eu admito que meus parâmetros são altos, realmente. George Carlin foi um gênio incomparável. Só que apenas no Brasil isso é visto como absurdo. Porra, todo mundo deveria ter um padrão elevado na cabeça, a sociedade estaria livre de muitas imbecilidades que vemos, ouvimos, ouvimos de novo e ouvimos mais uma vez por aí se a maioria fizesse isso. Um grande exemplo desse fato é que ninguém pode ser comparado com o Pelé no futebol. Pura soberba tradicional passada e difundida automaticamente por inúmeras pessoas que nem mesmo viram o Pelé jogar.

O post ficou longo, vou parar por aqui. Espero que leiam porra favor e comentem.

25 comentários:

  1. Ha gostei do texto, infelizmente acontece muito no Brasil da comédia insultante ser o maior recurso. ¬¬
    Mas um dia iremos melhorar isso... já os políticos....

    ResponderExcluir
  2. Post longo é tenso... bem, babaquices no Brsil são tão rotineiras que a gente quase nem percebe... é melhor focar no que presta, quando aparecer... valeu!

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista, esse stand-up tenta fazer críticas através das piadas, mas acaba não surtindo o efeito que era esperado. E por qual motivo? SIMPLES: por fazer peo meio mais errado - o humor.

    Não acreedito que o mesmo tenha algo a contribuir fazendo críticas..

    ResponderExcluir
  4. é uma pouca vergonha tudo mesmo >.<

    ResponderExcluir
  5. Bom mas no geral a o stand up tem como proposta entretenimento não critica social :/ isso varia muito de humoristas e nem todos tem competencia e coragem de formular conteudos assim e considerando que a maioria da população se encontra em estado de ignorancia além de sem graça pra grande maioria seria tedioso .

    ResponderExcluir
  6. Sim, o Stand Up, tem como proposta entretenimento, mas tipo, os caras querem "protestar" só que fazem isso de maneira MUITO light, que chega a ser gay.

    Sobre a parada do Pelé, eu concordo plenamente, tipo, na minha opinião, Pelé foi um grande jogador para a época, mas se você viu jogos antigos, nota-se fácil o quanto os adversários de Pelé eram "inocentes" no esporte, hoje em dia, prezam mais o "profissional" do que um brincalhão com a bola, como antigamente.

    http://cafezados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu gosto muito do Stand Up
    acho uma forma legal de fazer humor

    ResponderExcluir
  8. Comédia sem crítica é um tanto frustrante!
    Acho que é preciso a combinação dos dois para surgir algo realmente interessante.. E isto falta em muitas vezes, em muitos comediantes...
    Brasileiros ou não...
    Parabéns pelo post!
    ;D

    ResponderExcluir
  9. respeito sua opiniao, mas se voce tivesse lido o post vc teria visto que eu defendo um politico que primeiro faça pelo povo e tambem pense no meio ambiente! A população e o meio ambiente são coisas totalmente relacionadas, é por isso q existe saneamento básico, vigilância sanitária e ambiental e saúde pública. A população precisa disso e só 14% da população brasileira tem, então acho que isso n deve ser tratada como a última coisa que vem na sua cabeça! tente ver isso como fatos relacionados um com o outro. =)

    ResponderExcluir
  10. quando se refere a animais silvestres vc tem q se referir ao meio ambiente, quando se refere ao meio domestico se refere a urbanização e doenças q podem causar de um para o outro!
    Quando se cira politicas publicas de defesas e direitos dos animais, vc cria condições fora de doença q acarreta em saude para a populacao

    ResponderExcluir
  11. o stand up virou modismo, uma pena,
    alguns são bons, mas muitos são meia boca, começam pq está na moda, mas esquecem do conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito criativa a ideia do blog, seu texto ficou muito grande, mas você escreve de uma forma tão prazerosa que o leitor não desiste. Muito bom! =*

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o texto, escreve bem :D
    Adoro mesmo o Stand Up, pena que está virando modinha /"quanto mais é modinha, mais insuportável é" . concordo com a deblita, POPULAÇÃO e MEIO AMBIENTE, tem tudo a ver. Achei o post meio grande demais, mais valeu a pena :D

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blgo em geral e esse texto.

    Mais concordo com o que a Karla ali em cima disse "Comédia sem crítica é um tanto frustrante!
    Acho que é preciso a combinação dos dois para surgir algo realmente interessante.. E isto falta em muitas vezes, em muitos comediantes..."

    Parabéns pelo blog!
    To seguindo :B

    ResponderExcluir
  15. Bacana o texto, mas uma dica: usuário inicial nunca vai ler um texto desse tamanho ahuauhhaua... vc podia dividir em sagas, alem de ficar mais fácil de ler, a pessoa tem um motivo pra voltar. beijoca.

    ResponderExcluir
  16. Porra velho, eu concordo pra caralho com vc, eu naum conheço os humorista americanos, mas o huumor no Brasil de fato é ma bosta. Eu escrevi uma critica ao CQC, q é um programa mais ou menos politizado, no entanto vejo muitos problemas...meus amigos e leitores cairam matando...fiquei de cara. Uma vez o Chico Anysio disse q o humor no Brasil é alienado por causa da ditadura militar, como o humor politico era censurado, as chanchadas foram a solução, logo ele é sexualizado...mas sei-la, eu acho q essa argumentação naum cola muito...a musica é politizada...e engraçado q o humor mais politizado q eu conheço esta na musica... ...do Juca chavez...kkkkkkkkkkkk

    abraços...

    http://porumaportaiconoclasta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. acho comédia tem que ter algo de critica, se não fica idiota

    ja vim aqui outras vezes, acho bacana seu blog, mas tenta ser mais resumido, seus textos são muito grandes, creio que sao poucos que de fato leem

    ResponderExcluir
  18. Gosto de comédias inteligentes. Acho legal, por isso vejo The Big Bang theory, HUAHUA :D
    E bom, não tenho como falar sobre esse assunto, pq não acompanho comédia Stand-Up e tudo mais. Porém, realmente acho que comédia com críticas ou até mesmo ironias, são as melhores. Pois te fazem refletir e ainda fazem você rir. E melhor ainda, prestar atenção no que está sendo retratado.
    Como sempre, o blog continua ótimo. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  19. Como já comentei o texto, vou falar sobre a tirinha, achei bastante criativa, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  20. como vc tb prefiro o humor que possibilita uma reflexão. claro que nem sempre precisa ser assim, mas se houver algumas pitadas me dou por satisfetito.

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu post, muito bom.
    Gosto de comédias inteligentes. Acho legal, por isso vejo The Big Bang theory, HUAHUA :D [+1

    ResponderExcluir
  22. haha, eu gosto de stand ups que eles falam de situaçoes do dia a dia assim, ah, nao sei explicar D:
    legal o post :*

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto de stand ups acho que é mais um jeito de existir criticidade que anda poca por ai. A modinha está nos olhos de quem ve e de quem segue (minha opinião). hihi Otimo blog :*

    ResponderExcluir
  24. Sabe a verdadeira razão para ninguém querer a legalização da prostituição no Brasil? Simplesmente para os preços não dispararem com a organização de uma cooperativa. Já imaginaram uma tabela de preços reajustada anualmente de acordo com a inflação? Já imaginaram uma planilha feita no Excel para cada posição sexual? Se isso acontecesse, a maioria dos políticos iria propor um aumento de salário para cobrir as novas despesas.”

    AFHAHFIUHFIUAHUIDFHIUAFHIUAHFIUAHDIUFHAIUHFIUHFIUAHIUFDHAIUFHAIUFHIUAHFIUAHFIUHAIUFHIAUFHIUAHFIUAHFIUAHIFAHIFAAIHFIAUFA EURI FLW.

    ahh, você faz RI? *-* Que mara! Eu fazia, na verdade faço Ciências Sociais pra seguir Ciência Política (masoquista). xD sabe como é, minha terra meio lascada, não tem RI na pública e a privada o curso era um droguinha, dai não ia gastar grana à toa. -Q
    enfim, nem preciso falar que teu blog é ótimo *-* e sucesso. o/

    ResponderExcluir
  25. Pois é, meu amigo. Todo mundo que faz arte quer agradar a todo mundo (com exceção de você, é claro). Eu mesmo sou um exemplo disso.
    Não falo mal do Restart, Crepúsculo ou do Justin Bieber exatamente pelo fato de que as fãs deles podem ser leitoras de meus livros em um futuro não muito distante! Esse é o mundo capitalista, meu caro. Qualquer coisa pode diminuir o número de fãs - e o número de grana que se ganha... Por isso ninguém tem coragem de extrapolar como você faz em seus ótimos posts.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!