terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bonecos de açúcar.

Retornando após uma folguinha, vamos ao post de hoje. Antes de começar, quero deixar claro que não há intenção alguma de minha parte em ensinar pais a como educar seus filhos, até porque não tenho filhos, pelo que eu saiba. Tudo escrito aqui é baseado numa coisinha chamada lógica confrontada com o que ocorre no dia-a-dia. Só para enfatizar antes que criem uma polêmica desnecessária. Bom, acabei adiantando o tema do texto de hoje, mas sem problemas, caminhemos sobre a água, como a lenda daquele carinha.

Ultimamente eu tenho reparado em como as crianças andam muito, mas muito mimadas. Eu sempre achei que eu fui mimado demais pelo meus pais, porém, só pelo fato de eu ter consciência disso, me faz menos cego do que esses pré-adolescentes que acreditam, assim como os mórmons e a família Charles Manson, que o mundo gira ao seu redor.

Para começar essa crítica eu estabeleço que "crianças" são pessoas entre 9 e 13 anos, depois disso já não são mais bebês, até porque já começaram a fazer outros bebês. O importante a se notar é como esse processo de paralisia intelectual no futuro da nação (estamos perdidos, a propósito) se desenvolve.

Tudo começa em um protecionismo exagerado, beirando a obsessão dos pais para com seus herdeiros e herdeiras. Os pequenos são tartados como cristal: armaduras para andar de bicicleta, chuteira para jogar bola no asfalto (Puta merda, hein?!), o máximo de espaço para se divertir é o playground do condomínio, andar de skate só em casa (é melhor que em um túnel, admito), entre outros fatos que são apenas exemplos do efeito dominó sério que acontece em seguida.

Para resumir essa parte mais superficial, as crianças tem que se foder mesmo. É, exatamente! A vida vai ferrar você, então comecem a se acostumar. O dever do pai e da mãe não é deixar seus filhos lisinhos e intocáveis, mas sim levantá-los após uma queda, cuidar de um machucado e mostrar as lições aprendidas com aquilo (no meu caso a lição foi "nunca bata de frente com um muro andando de bicicleta, por que é burrice").

Obviamente que o mundo está violento e não culpo os pais por essa preocupação toda, realmente deve haver proteção, não estou discordando disso, entretanto estão passando de todos os limites. Antes fosse só a parte física, citadas anteriormente, mas não, claro que não, as pessoas tem a imbecilidade de piorar tudo que está ruim. O "cercadinho da mamãe" ultrapassa fronteiras, muito mais do que a TIM, que não pega no metrô, e atinge em cheio a parte mental. Todas as crianças são lindas, perfeitas, cheirosas, fofas, nheco-nheco (não, eu não sou padre).

Nenhuma delas tem defeito! Os pais são incapazes, nos dias de hoje, de tentarem mostrar as coisas erradas nas atitudes das crianças e fazê-las conviverem com a crítica. Pode parecer meio absurdo eu propor aos pais que apontem defeitos de seus filhos, mas isso deve ser feito. Quando não o fazem, o que vemos são crianças que crescem perfeitas em seu mundo, sem nenhuma base para lidar ao ouvir coisas que não gostam. A partir daí, esses já adolescentes acabam se auto-excluindo do meio social, não se adaptam, se sentem rejeitados e o único lugar em que se sentem aceitos são na sua casa, no seu quarto e no twitter.

Vocês realmente acham que o número de suicídios de adolescentes cresceu por pura rebeldia? "Ah, sei lá, vou me matar pra causar polêmica!". Pff...
Não, os culpados são os pais. Exato, sem eufemismos, sem camuflagem, eles tem culpa! Vocês, progenitores, criaram seus filhos desse jeito, os fizeram viver em um mundo colorido-barney-restart onde tudo é perfeito e ninguém fala nada, por mais idiotices que seus amados Tamagotchis façam.

Para esclarecer, mais uma vez, não quero que as pessoas se moldem para se adaptar a sociedade, não é isso que quero dizer. Caso você tenha interpretado dessa forma, sugiro que um javali calvo... ah, já usaram essa. Enfim, prestem atenção!

Realmente, cada um deve ser aquilo que é (não encontrei expressão melhor, me matem). Porém, é preciso crescer sabendo como agir ao ouvir uma crítica, ao serem questionados sobre determinado comportamento, caso contrário é Gilette Mach 3 no pulso e open bar no velório.

Como tudo na vida, contudo, há sempre um outro lado. Há os que não se suicidam, mesmo tendo esse tipo de criação fascista, mongolóide, idiota. Geralmente essas crianças, que também nunca ouviram nada que as fizessem refletir, tem uma postura de liderança e, ao crescerem, arrumam um grupinho de outros adolescentes com o mesmo perfil de criação que as seguem e também nunca falam nada que a desagrade por pura debilidade mental, ou pelo medo de não ser aceito. Esses adolescentes crescem achando que são perfeitos, a nata da nata. Podem tudo, fazem tudo e na cabecinha recheada de excremento de cada um deles, estão sempre com a razão.

Esses são os que espancam prostitutas, apenas por serem prostitutas, arrumam brigas porque alguem deslocou o ar ao passar por deles, porque peidaram e se borraram, mas a culpa é de alguem, já que não possuem defeitos.

Esse é o retrato de uma juventude inapta, sem critério, sem limites. É essa juventude que espancam pessoas sem motivo, que andam de skate em túnel interditado (uma novidade, se algo está interditado, ESTÁ INTERDITADO PARA TODOS!), que pagam propina para escapar das besteiras que fazem, que afundam a cada respiração.

Então, antes de se preocupar com o que pode acontecer ao seu filho, se preocupe com o que ele pode fazer a sí mesmo e aos outros, pois, na realidade, é a única coisa que pode-se controlar. Fora isso, nosso controle sobre os acontecimentos são tão amplos quanto o conteúdo das músicas do Fiuk.

Abracinho!

33 comentários:

  1. Que Deus te abençôe, Jesus Cristo, Salvador te ama (calma, tô só zoando) Falando sério, curti muito a forma como você consegue, numa linguagem simples que faz prender o leitor, assuntos do cotidiano, levantando questões importantes: a criação da juventude. Ok, estou nos meus 17 anos, mas até que não sou tão ruim assim. Como diria a música, me criei na rua. Aliás, isso é só maneira de dizer. Meu pai morreu quando eu tinha 15 anos, mas minha mentalidade era de 12. A minha mãe, coitada, sempre foi desmiolada, nunca consegui tirar nada de bom dos gritos dela. O que me ensinou a viver foi a vida. O fato é que a vida é traiçoeira, e quanto te pega no jeito, te coloca no chão. Você tem vontade de ficar lá, dormindo, mas é preciso coragem apra s elevantar mais uma vez, mesmo sabendo que a vida vai te derrubar várias vezes mais. E boa parte da juventude, cada vez mais moralista, conservadora dos costumes "cristão", ateiam fogo em índios que dormem na rua. A violência acaba sendo algo até que agradável pra este tipo de pessoa. A criação talvez até não tneha nada a ver, mas o meio em que vive, as influências exteriores que a sociedade acaba pondo na mesa.

    ResponderExcluir
  2. acho q tem q proteger
    mais com excesso não da certo

    ResponderExcluir
  3. Sou pai, e ao meu ver, o grande erro que vem sendo cometido insistentemente durante as últimas décadas, é o fato da transferência de responsabilidades.

    Pais, usam do fato de terem seu tempo preenchido pelo trabalho para transferir a responsabilidade da criação de seus filhos para professores, parentes ou outras pessoas que estejam por perto.

    E isso, ao meu ver, é um dos fatores que causam problemas sérios de comportamento aos jovens.

    abraço,
    www.comideiaseideais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom texto. Crítica bem fundamentada e o melhor com bom humor.

    Gostei das sacadas no correr do texto.

    ResponderExcluir
  5. Oi, olha sobre a promoção do Ipad ou 100 livros, no site tem uma lista de livros, se você for ganhador pode escolher 100 livros nessa lista http://www.skoob.com.br/promocao/livros/

    ResponderExcluir
  6. Falo bonito
    Os pais deixam a vida muito facil para os filhos
    fazendo eles viverem em um mundo onde td é facil.Então quando eles se deparam com uma coisa complicada não sabem resolver e fazem bosta.

    ResponderExcluir
  7. Fato, a vida é muito fácil para algumas pessoas, e nem sempre é assim...

    muito bom, adorei o blog.. Parabéns


    Se puder, pode ler meu ultimo post?
    Chama-se: “Uma vez TOBÓ, sempre TOBÓ”

    http://assunto-jovem.blogspot.com/2010/07/uma-vez-tobo-sempre-tobo.html

    pode ser? Depois nos fala o que achou. =)

    ResponderExcluir
  8. Eu fui muito mimada e sou até hoje com 16 anos, minha mãe não deixa eu sair na rua sozinha e nem ficar em casa sozinha até porque eu já tentei me matar duas vezes e ela se sente culpada por eu ter um pai ausente, mas não é ela que deveria se sentir culpada.

    ResponderExcluir
  9. não faz meu estilo de blog's
    mais devo dizer que vs ta de parabens
    ta mto legal o blog, beijoos...
    deepois passa lá no meu tbm (:


    http://sentimentosepensamentos-liviasuassuna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu fui mimada. E mimarei meus filhos. Mas com uma dosagem decente. :D

    ResponderExcluir
  11. Desmembrando o estado, a política da sociedade, é notável a importância da família como uma parte no todo que determina a cultura de um povo, de uma geração.Com esse novo modelo de família baseado no protecionismo sem limites, nessa supressão impensada das experiências comuns ao aprendizado de uma criança, me faz refletir que tipo de homens e mulheres teremos daqui há alguns anos vivendo entre nós.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o problema hoje é que as pessoas ficam vendo muito o futuro e esquece do presente!!
    As pessoas não ligam mais para as coisas simples da vida!!

    ResponderExcluir
  13. concordo com td.......as crianças andam mt mimadas, fazendo o q querem, sem limites

    ResponderExcluir
  14. Rapaz por limites é muito bom quando é feito pensando no melhor do próximo !

    ótimo post visite: http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Tirando os exageros e bobices, concordo. :-) Os pais "criam" os filhos para pensar que são únicos. Seria deveras mais interessante, para todos, que os criassem para pensar que cada uma das outras pessoas é única. Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  16. "Fora isso, nosso controle sobre os acontecimentos são tão amplos quanto o conteúdo das músicas do Fiuk."

    é zero então??

    shuasuahsaushauhsuahsuas

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  17. nussaa1 que criatividade pra educar, precisava?
    gostei do post.

    ResponderExcluir
  18. Eu fui super mimada durante minha infância e só me ferrei por isso. Cheguei na faculdade e simplesmente pensei que o mundo girava mesmo ao meu redor, no primeiro não tive que ir pra terapia, de tão mal que fiquei. Mas ao menos aprendi a ser gente de algum jeito, agora não morro por ver que as pessoas não concordam comigo... Infelizmente meus pais levam meu irmão pelo mesmo caminho, coitado.

    Ótimo blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo com muito do que você disse. Os pais tem que proteger seus filhos, SIM, mas não podem exagerar, exagerem e seus filhos serão certamente, engolidos pelo mundo, essa é a realidade !

    ResponderExcluir
  20. Mimar mais com um certo limite neh !umas palmadas de vez enquando não faz mal a ninguem se não vira aqueles pélasaco

    ResponderExcluir
  21. MUITO BOM..
    GOSTEI DO POST, FAMILIA SEMPRE EM PRIMEIRO LUFAR, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA.

    www.tafaltandoar.blogspot.com/

    NOVO POST SÓ PARA HOMENS HEHE

    ResponderExcluir
  22. Realmente, não é nada bom mimar demais um filho.
    Crianças que recebem tudo na mão, da forma como querem e na hora que querem, crescerão e se tornarão pessoas egocêntricas, ao ponto que não gostarão de serem contrariadas.

    Educar é preciso muita paciência e sabedoria. Não é dar tudo que os filhos pedem que os tornarão pessoas maduras e bem sucedidas. Pelo contrário, quando elas crescerem vão ter o nariz em pé e achar que o mundo deve tudo à elas.

    Os pais têm que se conscientizar disso. Dar aos pequenos os que eles merecem, e o resto deixar que eles consigam por mérito. =D

    http://realnovirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. cara realmente fico feliz por ver blogs
    interesados em confrontar a sociedade!

    segue o meu

    http://jocumponta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Corcordo com mtas coisas escritas no post e concordo plenamente com o comentario do Márcio - UNI9 CA VII de setembro. Muitos pais passam pouquissimo tempo com seus filhos. Nao consegue conhecer de verdade o que seu filho é.

    ResponderExcluir
  25. eu fui mimada quando criança, mas isso nunca me afetou de um jeito ruim, sei lá, vai da cabeça da criança depois que cresce tbm.

    ResponderExcluir
  26. eu nucna fui mimado tomeu vários tapas de bico de pé. mais bom bom em gostei bastante

    ResponderExcluir
  27. Falo bonito
    Os pais deixam a vida muito facil para os filhos +1

    ResponderExcluir
  28. Os pais passam a educação de seus filhos a outras pessoas e se esquecem de seu papel.
    Falta limite aos filhos.
    Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  29. kkkkkkkkkkkk
    um amor por fiuk!
    teus textos são mt bons

    ResponderExcluir
  30. tadinho do fiuk ÇAKSÇLAK amei o post.

    ResponderExcluir
  31. Seu blog é muito tediante, ta dando sono cara, sem graça bota alguma coisa engraçada de VERDADE.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!