quarta-feira, 28 de julho de 2010

Espelho, espelho meu!


Como estão, queridos, queridas e querides? Bom, demorou para chegar um novo post, mas aqui está! E um assunto que foi tema do programa "A Liga" da Tv Bandeirantes na última terça (27/07), que tratava da obsessão pela beleza.

Para começar, não tenho nada contra quem se cuida, é vaidoso, mas quando uma pessoa começa a ficar fanática, por qualquer coisa que seja, qualquer mesmo, os problemas que tanto me incomodam surgem, se multiplicam, se multiplicam mais ainda, se multiplicam mais uma vez e eu fico me perguntando: Será que todo mundo é imbecil?
Obviamente nem todos são, mas os que tem essa característica como base do ser são maioria.

O problema da beleza é... nenhum, na verdade ser bonito(a) tem muitas vantagens, porque, sem hipocrisia, a primeira avaliação que temos de alguém é completamente superficial. A questão é quando a beleza deixa de ser uma característica e passa a ser um objetivo. Colocá-la como meta é absurdo, pois as pessoas, na maioria das vezes, não buscam melhoras para consertar aquilo que realmente as incomoda, mas sim para consertar o que incomoda os outros. Porra, não é possível que as pessoas não tenham nada na cabeça. O que andaram passando no cabelo que fritou o amor próprio de vocês?

Essa busca implacável e incessante não é lógica, é completamente platônica, pois todos querem chegar à perfeição que é disseminada e plantada pela publicidade. Uma novidade para vocês, primatas com maquiagem, o que a propaganda mostra não é real, não é tangível, simplesmente porque não pode ser, ou então ninguém consumiria como louco tentando alcançar o inalcançável. A avon não quer que sua pele fique perfeita, a Wellaton não quer que seu cabelo fique irretocável e muito menos as indústrias farmacêuticas que vocês fiquem magras. Não há nada de interessante para a indústria da beleza que você se sinta bem do jeito que é.

As mulheres são o principal alvo. Impõem para elas um padrão de beleza completamente contraditório com o meio em que vivem; No Brasil, precisa ser loira, cabelo liso ou ondulado, magra e alta, mas a população é mestiça, com média de altura por volta de 1,65 (para mulheres). Já na Europa o padrão é morena de cabelos cacheados - acho que não preciso dizer qual a característica das mulheres Européias, não é?

Não há escapatória, sempre vão impor um padrão fora do contexto em que se vive. Caso fossemos dinossauros o padrão de beleza seriam os anfíbios, se fossemos duendes da terra da Xuxa o padrão de beleza seria o curupira. Essa tendência retardada, seguida como uma verdade suprema por muitos, cria um número gigante de anoréxicos, bulêmicos e depressivos dentro do meio social, além de estereótipos sem nenhum tipo de conteúdo e que, muitas vezes, não sabem o que significa a palavra estereótipo. Já vi gente achando que a palavra se refere a um tipo de aparelho de som (sério!!!).

O impressionante é que muitos continuam caindo nessa ladainha repetitiva e, o pior, outros novos adeptos dessa cegueira aparecem, ou vocês não vêem homens cada vez mais, digamos... frescos pra cacete?

Sim, chegou mais uma marionete para tentar o impossível e ter sua auto-estima jogada em um poço profundo cheio de ilusões. Eu realmente não entendo como muitas pessoas continuam acreditando nessas invenções sem sentido, não conseguem crescer. Substituem Papai Noel por modelos, Coelho da Páscoa por Vogue, Amigo imaginário por deus, Bicho-Papão por diabo...

A minha tese é que em nossa sociedade existem poucos adultos de verdade, pois a maioria são crianças velhas e enrugadas, com estrias, pelos pubianos brancos, seios caídos, bundas flácidas, cabelos quebrados, pés de galinha que já viraram coxa e fragrância de naftalina. (Você ficou meio paranóico com o que escrevi? Sentiu-se alvo dessa minha descrição? Então você se encaixa no grupo de Debilóides infantis paranóicos e com celulite -rsrs)

Não há mal nenhum em querer se cuidar, como já disse, é até normal, pois nosso corpo é único e o bem mais precioso que possuímos. Entretanto, lembre-se: ele não te resume, não é uma síntese da pessoa, é apenas uma das peças de um quebra-cabeça que forma um ser, pensante ou fã de restart.

A beleza passa, vai embora e é inevitável. Você é o que você faz, o que pensa, a maneira como se comporta, como trata as pessoas, o que sabe, é sim também a sua aparência, mas ela é só um mero detalhe. Não sabe quem você é? Largue essa merda de creme 85 para pele de ornitorrinco e pense.

Paremos antes de exigirmos spá para nossos esqueletos, tratamentos de pele para nossos cadáveres e peneiragem para nosso pó.

Abraço, aceno e chapinha para vocês. Ah, e digam o que acharam ali embaixo.

24 comentários:

  1. É um temaque n domino muito, mas tah bem escrito d+

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2010/07/agua-com-acucar.html

    ResponderExcluir
  2. não manjo muito do ajunto
    mas ta bem escrito
    vc analiso d uma perspectiva muito boa
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Oie, adorei o blog
    estou seguindo aqui, segue o meu

    http://livreelouca.blogspot.com/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. é...e cada dia somos mais e mais impostos a uma ditadura da beleza...e que não segue se torna feio...isso é triste =/

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que eu não sou preso a essa "frescura", não totalmente, pelo menos. Caso fosse obsessivo por algum dos impossíveis padrões de beleza, impostos pela mídia, estaria ferrado, ou, no mínimo, teria muuuuito trabalho pela frente.
    Você esqueceu de citar, no texto, dos jovens adolescentes de Malhação, interpretados por atores de trinta anos. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Sua analise do assunto abordado foi otima, esse deve ser o 3º post que eu leio comentando sobre o mesmo assunto, e todos coincidentemente sobre o mesmo programa...

    A beleza é efemera, e quase ninguem percebe... todos querendo seguir um padrão de beleza comum, imposto pela midia...

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o programa, e achei algumas pessoas exageradas ao padrão de beleza. Eu mesmo não vejo nada de mais no Metrossexualismo, desde que não se torne obsessivo.
    Mas na realidade, hoje a primeira impressão que se tem é da Beleza física.
    abraços
    http://jovemandrade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. pow as mulheres hj em dia exageram nessa parada de beleza... como diz a frase: Beleza atrai, atitude conquista!!! ;)

    ResponderExcluir
  9. É uma complexidade do kramba mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Beleza é algo relacionado ao medo e preconceito também, sendo que cada sociedade possui o seu padrão. Por exemplo, os americanos acham que o esteriótipo árabe/muçulmano é considerado feio, e ao mesmo tempo os temem. Inconscientemente esteriotipamos algo que não compreendemos e tememos, criando uma certa aversão que algumas vezes vemos como feiúra. E a necessidade para se tornar mais belo(a) começa a surgir de forma "instintiva". Ninguém deseja ser "rejeitado", ser visto de uma forma ruim ou "sofrer" preconceito por outros.
    E sobre a obsessão da beleza, que ocorre principalmente pela influência da cultura ocidental, ela é ligada a alienação e ao capitalismo. A questão não é só "ser" melhor, mais atraente e afins, mas também "ter". Você consome os "meios" para se sentir bem, feliz, bonito(a). Chegando assim ao padrão de "bem estar".

    Desculpem meus erros gramaticais...

    ResponderExcluir
  11. a busca incessante pela beleza perfeita é fruto de um falso padrão imposto pela mídia!
    bom blog e bom tema!
    sucesso!

    ;*

    ResponderExcluir
  12. o ser humano é um eterno insatisfeito com o propio corpo , otimo texto , linguagem facil e limpa parabens

    ResponderExcluir
  13. ótimo tema , e achei que vc se expressou muitooo bem ...
    Parabens.
    www.cintiajb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. o fato é que a coisa toda é muito superficial. faz-se isso, faz-se aquilo, e tudo termina na velha vulgaridade de sempre...

    ResponderExcluir
  15. acho q a mídia influencia muito nessa questão de ficar paranóico com beleza... além disso, nesse nosso mundo atual, em que estamos acostumados a sermos peguiçosos, o superficial conta muito mais do q o interior.......
    absss

    http://leonardoangelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. um ótimo texto, argumentos bem explicados, concordamos dentro do ponto de vista, temos as mesmas opiniões, não tenho muito a acrescentar além de elogios

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. O programa foi mt interessante, e deu dó dos feios, como eu... :x

    ResponderExcluir
  18. Compreendo a sua crítica por viver nesse universo feminino. E acho que essa cobrança é mesmo mais dos outros do que da própria pessoa. Do tipo "Ai meu deus, o que as minhas amigas vão pensar de mim quando me virem com essa calça da coleção passada?" O ser é realmente mais importante, mas não o mais valorizado. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  19. rapaz, passei aqui pra retribuir a visita e comentário no meu blog e que agradável surpresa. adorei a forma como escreve, o blog é sem dúvida de uma qualidade ímpar.

    qto ao post, eu tb vi o programa e achei uma loucura o que as pessoas fazem pela beleza. infelizmente vivemos num mundo onde o aspecto físico praticamente define uma pessoa no primeiro contato, mas o tempo dirá se somente isso será importante.
    ainda bem que sou feio, não tenho que me preocupar com isso... hehehehe...
    parabens mais uma vez.
    abraços.

    ResponderExcluir
  20. Beleza, beleza, beleza. Tive uma surpresa quando terminei de ler. Estive pensando no assunto ultimamente... esse padrão, essa ideia da perfeição, da beleza me cansa profundamente. Não sou hipócrita, a beleza é algo encantador... mas, definitivamente não é a única coisa desse mundo.

    Bela crítica.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do seu blog! muito bom seu template.

    Pois é, aditadura da bleza! Quem não quer ser bonito, né?

    O que vc é capaz de fazer pelo seu ídolo? você não imagina do que ELAS são capazes...
    http://sonhoparecedeverdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Beleza é para o os fracos, sou muito mais ser feia! :D
    Huahuahuahua. Ótimo post.
    Tudo culpa da mídia e dos padrões impostos por ela.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!