segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pêra, uva, kaiser, nicotina!

Você, fumante condenado, assim como meu parceiro de blog, está cansado de ouvir sobre os perigos do cigarro? Está cansado de saber que fumar vai diminuir sua vida? Não agüenta mais ter que sair dos lugares para poder fumar? Foda-se, o problema é seu.

Mentirinha, não vim aqui só pra alertar sobre um problema que todos conhecemos, mas de um que mesmo conhecendo, nós evitamos discutir para não ficarmos com fama de drogado, maconheiro ou militante do PV. Algumas pessoas podem dizer que maconha faz mal e que mata. Concordo, mas o cigarro também não? E o álcool? O cigarrinho de artista faz mais mal à sociedade do que à pessoa em si. Se a maconha mata, a culpa não é de suas substancias, mas sim de quem a vende. É sempre difícil comparar duas drogas. Não é pelo cigarro ser uma droga considerada legal que faça menos mal que a maconha. Ambas produzem efeitos adversos e distintos em seus usuários.

Não estou vindo aqui para defender o uso da maconha, mas sim para mostrar o quão hipócrita a maior parte da sociedade é. É claro que os meios de comunicação vão dizer ao máximo que a maconha (por exemplo) faz mal, mas por incrível que pareça, divulga o numero de mortes por culpa do álcool, mas não faz campanha contra o uso, simplesmente pede que se use com moderação. O álcool também é droga, mas ao contrario de outras, vai dar lucro pro sistema, enquanto a maconha, não.

Vamos imaginar, faça como a Xuxa sempre lhe pediu, liberte sua mente (falando nisso, essa mulher deve ter tomado muito chazinho mágico de cogumelo). Imagine se a maconha fosse liberada, ou haxixe, você, senhor politicamente correto e fumante, iria fumar uma planta desidratada ou mercúrio/chumbo/alcatrão/níquel/DDT/benzopireno/estireno/cádimo/polônio/butano/nicotina/fenol/naftalina e mais outras centenas de componentes que podem até matar um rato? Engraçado pensar como a mídia por mais que condene o uso do cigarro, não age com mais severidade para mostrar os maus que o mesmo causa. Nada contra os fumantes, não quero que pensem que estou dizendo para pararem de fumar, cada um se mata do jeito que quer. Só não fume perto de mim por muito tempo, irrita.




Para deixar claro antes de terminar, o uso da maconha sustenta algo muito maior que nós imaginamos, sustenta aquele engravatado lá em Brasília até o traficante que mandou o ladrãozinho roubar a sua mãe para poder se drogar. Mas meu sonho é que eu esteja vivo quando substâncias como essas sejam liberadas, tenho certeza que milhares de mascaras vão cair. Ou você realmente acha que os atores da Globo que fazem campanha contra o uso de drogas, fumam bolhas de sabão? Cheiram flores? Tudo bem, sua mãe nunca transou com o seu pai, foi o espírito santo, aquela pomba. Ou um anjo? Mas anjo não é assexuado?

Que seja, vou terminando por aqui, fui exercer meu direito de hipocrisia e irei acender meu narguilé. Beijos enfumaçados.

(Assunto bom, não é o último texto sobre o assunto, então não venham dar lição de moral nos comentários)

3 comentários:

  1. Sem lição de moral! Concordo plenamente com o que você escreveu, e não é só com o Alcool que eles fazem isso, é com as comidas gordurosas, as gostosas que ficam cada vez mais magras e mais peitudas, e outras gafes de consumismo que são abafadas por nossas mídia, que gosta de acender tochas para correr atrás dos fumantes, mas fecha os olhos, para o resto!

    Dá uma olhada no meu blog, estou justamente abordando esse assunto , pois a ANVISA abriu uma consulta pública querendo proibir a venda de cigarros em mil lugares, e querendo proibir o uso de aditivos em produtos fumígenos (incluindo o fumo de Narguile). Eu sempre fumei narguile, e estou fazendo uma campanha para divulgar essa consulta, de forma que as pessoas saibam o que está acontecendo e opinem!

    Tem um abaixo-assinado lá contra a proibição da venda do fumo de narguile, e a favor da liberdade de escolha: http://tragamaisum.blogspot.com/p/abaixo-assinado-consulta-publica.html

    E outros textos, e notícias sobre isso!

    Valeu o post!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a maioria das coisas que vc falou, mas não é dizendo o quanto uma droga legalizado é ruim que se defende a legalização da outra.

    O álcool e o cigarro são drogas sociais, existem há milênios na humanidade e em lugares mais frios são praticamente obrigatórios pra vc não passar o dia tremendo.

    A maconha tem seus males em potencial, resta saber o quanto esses males trarão de prejuízo ao sistema de saúde. Se for pouco, vale a pena legalizar e quebrar o tráfico de drogas que ainda tem a maconha como o principal produto.

    A questão é que as pesquisas com a erva são recentes e vai demorar muito até saberem exatamente o que ela traz de benefício e o que ela trás de ruim (o cigarro demorou 50 anos até chegarem em um consenso).

    Então, até lá, vale muito mais a pena defender a legalização utilizando o argumento social do que o científico.

    ResponderExcluir
  3. Prá mim, a pior droga é o Álcool. Barato, fácil acesso, socialmente aceito (e desejável), tudo Ok. Mas os prejuízos pessoais, familiares, sociais e econômicos do alcoolismo, não estão no gibi... Não é moralismo, não... nem lição de moral, nem muito menos apologia religiosa. É só o que penso. Álcool é extremamente nocivo, porque acaba machucando terceiros. Física e emocionalmente. Mas quem quiser beber, que beba! Apenas tenha "cojones" pra segurar a consequência! Não se esconda atrás de togas, celebridades, cargos políticos ou militares, nem muito menos atrás de supostas 'juventudes transviadas'. Nem todo jovem é irresponsável, nem todo jovem é babaca.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!