quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tá legal, eu aceito o argumento...


Mas não me altere o samba tanto assim!

Depois de alguns posts defendendo a causa gay, o blog faz aqui uma a minha crítica a mesma causa. É corretíssima a iniciativa de desde jovem uma criança saber que existem pessoas diferentes e que é, no mínimo, obrigada a respeitá-las. Sendo assim, o MEC decidiu que iria distribuir às escolas, 3 vídeos educativos, denominados “Escolas Sem Homofobia”. Resolvi assistir a esses vídeos após a presidente Dilma Rousseff decidir cancelar a distribuição dos vídeos. Vamos ser justos, o fato da preferência pela petista ao Nosferatu dos Tucanos, José Serra, não quer dizer que amemos a presidente, e sim que entre o “ruim” e o “terrível”, decidimos pelo “ruim” e que ficaremos atentos a qualquer cagada realizada pela topetuda, por isso decidimos analisar o acontecido.

No primeiro vídeo contra a homofobia, é contada a história de um menino, Leonardo, que acaba de se mudar para uma cidade nova e que deixa sua namoradinha para trás. Ao chegar à cidade faz um amigo que é gay, e após algum tempo se descobre atraído pelo primo de seu novo amigo, mas fica confuso, pois também gostava da ex-namorada e gosta de outra menina de sua nova escola. Até aí não vejo problema nenhum, porém no fim do vídeo a conclusão é que Leonardo é bissexual. Ótimo, nada demais! Até que enfim o narrador diz a vantagem em ser bi, era que a sua chance de encontrar um parceiro sexual é maior que a de um heterossexual! HÁ, nenhuma mentira, mas isso é ou não é apologia? Mostrar vantagens ou desvantagens é ou não é um modo de convencimento? O objetivo é conscientização e não convencimento.

Os segundo e terceiro vídeos, são mais tranqüilos, mostram que os gays não devem ter medo de se assumir e que buscam ser aceitos do jeito que desejam ser e não como nasceram. Nada que qualquer pessoa no mundo deveria saber e aceitar, então, são vídeos completamente inofensivos e educativos. Mas o fato é que todos os vídeos serão mostrados a crianças, não só a professores, crianças a partir de 6, 7 anos, e o primeiro vídeo parece possuir um tanto de apologia. E não é exatamente contra isso que os homossexuais lutam? Contra pais, escolas, professores, que dizem à criança que é errado ser gay? Então por que é certo mostrar as vantagens em ser bissexual ou homossexual? É claro, todos devem saber as verdades sobre tudo, mas para tudo existe sua época, afinal todos temos que concordar que não é com 6 ou 7 anos que uma criança deve saber tudo sobre relacionamentos, deve saber ser criança, nada mais.


Vamos deixar bem claro que não estou apontando certos ou errados, somente ponho na mesa uma discussão que deveria ser feita ou, no mínimo, pensada com calma. O mundo é de todos, gays, heteros, trans, bis, hermafroditas, cavalos-marinhos (bichinho estranho esse), etc. Pois bem, galerinha, comentem, façam sinal de fumaça, qualquer coisa, mas pensem e se expressem! Sempre!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!